Zoe_Space
Recuperar minha senha
Sobre

PERGUNTAS & RESPOSTAS SOBRE O PROJETO FILIPE

O que é o Projeto Filipe?

R-É a maior rede ministerial da Comunidade de Nova Vida, formada por grupos familiares. Toda a membresia da CNV reúne-se uma vez por semana em uma casa residencial, previamente agendada, para uma reunião cristã, em algum ponto de nossa cidade.

Qual o objetivo do Projeto Filipe?

R- Temos o propósito de expandir o Reino de Deus em nossa cidade, de modo que cada bairro e rua tenham um grupo de discípulos de Jesus Cristo, adorando a Deus, comungando o amor fraternal, sendo edificado na Palavra e realizando boas obras.

Qual o Slogan (lema) do Projeto Filipe?

R- Casas Acolhedoras Que Transformam Vidas.

Quais são as principais áreas de atuação do Projeto Filipe?

R- Comunhão, edificação e serviço.

Com quantas pessoas  iniciamos um Grupo Familiar?

R- Com 10 membros da CNV.

Qual a diferença entre: membro, congregado e visitante?

R- Membro – pessoa batizada na CNV ou transferida de outra igreja evangélica para a CNV; Congregado – alguém convertido, mas não batizado; Visitante – pessoa não convertida que freqüenta o grupo ou membro de outra denominação evangélica.

Visitantes e congregados são considerados membros do grupo?

R- Não. Somente membros da CNV.

Membros de outras igrejas evangélicas podem ser convidados para uma reunião do Projeto Filipe?

R- De modo geral, Não! Casos excepcionais devem ser tratados previamente com os pastores da CNV. O propósito do Projeto Filipe é 100% evangelístico. O nosso alvo é alcançar vidas não convertidas.  Se um irmão de outra denominação comparecer à reunião do grupo, mesmo sem ser convidado, devemos recebê-lo bem, como irmão em Cristo, mas o mesmo não terá oportunidade de ministração na reunião.    

Quem pode liderar um Grupo Familiar?

R- Um casal membro da CNV. Pelo menos um dos cônjuges deve ter 3 anos de membresia. Este casal deverá escolher outro casal para co-líderes.

Quais as principais atribuições dos líderes de um grupo familiar?

R- Liderar (administrar/pastorear) o seu grupo de acordo com os critérios do Projeto Filipe; escolher o casal co-líder e alocar as pessoas nos devidos ministérios; planejar, organizar e dirigir a reunião; reunir-se sistematicamente com a sua equipe de sinergia ministerial para traçar planos para o crescimento e edificação do grupo; convidar pessoas não convertidas, cuidar dos novos convertidos e realizar outras tarefas sob as orientações do supervisor.

O que significa uma "equipe de sinergia ministerial"?

R- Significa uma equipe de  cooperação em um grupo. O líder   reúne-se com alguns liderados escolhidos  previamente por ele para uma reunião de troca de conhecimentos e experiências sobre um determinado assunto. Ele ouve, questiona, analisa e extrai da reunião: ideias/ações  aplicáveis ao seu grupo. O mesmo método é utilizado pelos supervisores nas reuniões ordinárias com os líderes de grupos de sua supervisão.

Qual a função do casal co-líder?

R-  Ajudar os líderes nos diversos trabalhos do grupo apostólico e se preparar para liderar o grupo missionário por ocasião da duplicação.

Qual o local das reuniões semanais?

R- As reuniões só devem acontecer em uma casa de membro da CNV, preferencialmente do próprio grupo.

O líder pode agendar uma reunião na casa de uma pessoa de outra igreja evangélica?

R- Não! O Projeto Filipe tem normas específicas e elas são exclusivas para casas de membros da CNV.

O líder pode agendar uma reunião campal ou nos anexos da CNV?

R- Não! O Projeto Filipe tem normas específicas e elas são exclusivas para casas de membros da CNV.

Como deve ser o local da reunião?

R- Deve ser um lugar muito agradável para uma pessoa estar. Não importa se a casa é pequena, simples ou grande e luxuosa. O mais importante é a presença de Deus no local. A boa recepção, o zelo pela limpeza e a boa acomodação são elementos fundamentais.

Qual o dia e horário das reuniões?

R- Quintas-feiras, às 19:30h. Sugerimos que a reunião não ultrapasse às 21:30 horas.

O que acontece em uma reunião?

R- Geralmente a reunião consta de: recepção, acomodação, boas-vindas, oração, louvor, reflexão da mensagem de Domingo, dinâmicas, oração final. Pode haver ainda testemunhos, lanche, avisos e outras ações extraordinárias consideradas importantes pelo líder do Grupo.

Quem dirige uma reunião?

R- Os líderes ou alguém indicado ocasionalmente por eles.

Em vez da mensagem do culto de Domingo, o estudo pode refletir sobre outro assunto?

R- Não! Cremos que a mensagem do culto dominical foi revelada pelo Espírito Santo para  toda a igreja. Portanto, deve ser trabalhada e refletida por todos nas reuniões dos grupos familiares.

Um grupo pode ter um nome fantasia e logomarca própria?

R- Não! Os grupos são identificados pelos nomes dos líderes. Exemplo: Projeto Filipe João e Naná. De igual modo, a logomarca do Projeto Filipe é única para todos os grupos familiares.

Um grupo pode ter uma farda própria?

R- Não! Somos grupos familiares. Assim como não usamos farda em nossas casas, o mesmo acontece com o Projeto Filipe.

Quem pode ter uma participação especial dentro de um Grupo?

R- Membros da CNV, com qualquer tempo de membresia. A participação de congregados e/ou visitantes, se extremamente necessária em uma reunião,  ficará sob a responsabilidade do líder e acontecerá em caráter isolado, como exceção e não a regra.

Quem pode liderar um ministério dentro de um Grupo?

R- Somente membros da igreja com 3 anos de membresia podem liderar um ministério (louvor, estudo, oração, etc.). Os demais devem participar e cooperar com os líderes.

Quando um Grupo pode duplicar?

R- Quando o grupo alcançar 20 membros. O grupo de origem é chamado Apostólico e o novo grupo é chamado de Missionário. Excepcionalmente admite-se, a cargo do supervisor, duplicação com número menor membros (14), por falta de espaço físico apropriado para as reuniões.

Onde é oficializada a duplicação de um Grupo Familiar?

R-  Grupos duplicados por crescimento numérico de membros  serão apresentados à igreja na reunião de terça-feira à noite na CNV. Os supervisores, líderes e membros são chamados para o púlpito da igreja e lá são homenageados. Os grupos: apostólico e missionário recebem as bênçãos de toda a igreja.

Quem são os Supervisores?

R- Os supervisores são os orientadores de líderes do Projeto Filipe, indicados pelos pastores da CNV. Acompanham o desenvolvimento, duplicação e extinção de grupos. Repassam instruções pastorais aos líderes, tiram dúvidas e apresentam sugestões de liderança. Cada supervisor é responsável por 4 grupos familiares.

O que fazer quando for preciso tratar de um assunto relacionado a um grupo de outra supervisão?

R- Cada supervisor trata dos assuntos internos, ou seja, dos grupos de sua supervisão. Casos externos devem ser tratados entre os supervisores relacionados ao assunto. Exemplo: O grupo "a" da supervisão "A" precisa resolver um problema que envolve um membro do grupo "b" da supervisão "B". O assunto será tratado entre os supervisores A e B. Caso não consigam solucionar o problema, os supervisores devem levar o caso ao Pastor-Sênior.

Quando uma duplicação não acontece por falta de um casal habilitado para liderar o grupo missionário, o supervisor pode solicitar ajuda  de outros supervisores para a solução do caso?

R- Sim! No caso de uma duplicação emergencial, não havendo líderes para assumir a direção do grupo missionário, esgotadas as tentativas de solução interna, o Supervisor pedirá ajuda aos demais supervisores para que possam lhe ajudar no processo de duplicação. Casos extraordinários, de dificuldade extrema,  serão analisados pelos pastores.

Um grupo familiar pode ser extinto?

R- Sim, mas somente em último caso. Os líderes, supervisores e pastores farão tudo para impedir a “morte” de um grupo, todavia, há situações difíceis onde a melhor opção é extinguir o grupo, redirecionando os membros para outros grupos ativos.

 

 

 

O que é o Filipão?

R- É uma atividade extraordinária (comunhão, edificação e serviço) realizada com todos os grupos de uma mesma supervisão, que acontece na quinta-feira depois da Santa Ceia.

Quem planeja o Filipão?

R- Quem planeja  é o supervisor com os líderes de grupos de sua supervisão. Excepcionalmente, os pastores podem sugerir atividades específicas para todos os grupos.

Você tem outra pergunta?

SIM