América goleia CSA e fica perto das oitavas de final da Copa do Brasil

Eficiente, o América venceu o CSA por 3 a 0 na noite desta quarta-feira (19), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, e abriu boa vantagem na 3ª fase da Copa do Brasil. Em um jogo mais equilibrado do que o esperado, o Coelho foi paciente, soube executar sua proposta e impôs seu favoritismo no Nordeste, com gols marcados por Éder, Matheusinho e Pedrinho.

Após um primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, o América foi "senhor" da partida na etapa complementar. Com muita efetividade nas trocas de passes, o Coelho ameaçou mais e abriu o placar em jogada de escanteio. Depois, em um contra-ataque "de manual", ampliou e selou bela vitória diante do Azulão.

O América só volta a enfrentar o CSA, em jogo de volta da terceira fase, no dia 10 de maio (uma terça-feira), às 19h, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. O próximo jogo do Coelho ocorrerá no domingo (24), às 16h, contra o Santos. A partida, válida pela 3ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, será disputada na Vila Belmiro, em Santos.

Equilíbrio em Maceió

O primeiro tempo revelou um cenário de muito equilíbrio no Estádio Rei Pelé, em Maceió. O CSA, no entanto, iniciou a partida com maior protagonismo. A equipe alagoana levava perigo com triangulações pelos lados do campo, enquanto a marcação do América encontrava dificuldades para se encaixar.
O Coelho tinha muitas dificuldades de conservar a posse de bola, dada a eficiência em uma proposta do CSA: o "perde-pressiona". Nesta estratégia, a equipe faz pressão intensa sobre o adversário logo ao perder a posse de bola, com a intenção de recuperá-la o mais rápido possível.
Aos 15 minutos, porém, um lance mudou o cenário. O goleiro Marcelo Carné, do time alagoano, cometeu erro grosseiro na saída de bola e entregou nos pés de Everaldo. O atacante acionou Juninho, que livre na área, finalizou fraco, permitindo com que o zagueiro Werley tirasse a bola próxima à linha do gol.
A grande ocasião de gol "colocou" o América no jogo. A equipe mineira tinha mais calma e maior precisão para trabalhar a posse de bola, mas encontrava dificuldades diante da intensa marcação do CSA no meio-campo. Em algumas poucas oportunidades, o Coelho conseguiu entrar por dentro da defesa e gerar algumas situações.
A chuva começou aos 30 minutos e deu uma nova cara à partida. Com uma maior quantidade de erros técnicos, os times alternavam no domínio da posse de bola e passaram a usar das bolas longas com maior frequência. Quem ameaçou na reta final foi o CSA, que levou perigo com duas finalizações de fora da área aos 37 minutos - uma para defesa de Jailson e outra para fora, rente à trave.

Eficiência na proposta e vantagem no placar

Se o Azulão foi levemente superior no início do primeiro tempo, o Coelho iniciou a segunda etapa com superioridade. Com maior controle da posse de bola, o América ocupava bem os espaços do campo e rodava a bola com paciência e critério até chegar ao último terço do campo. As subidas se davam principalmente pelo lado direito, com Patric.
Aos 11 minutos, a superioridade fez efeito. Em jogada de escanteio curto, Paulinho Boia realizou cruzamento perfeito para a área. Sozinho em meio à defesa do CSA, Éder subiu muito alto e cabeceou firme, para o fundo das redes, marcando seu segundo gol com a camisa alviverde: 1 a 0.

As respostas ao gol foram imediatas: enquanto o técnico Mozart promoveu quatro alterações na equipe da casa, Mancini conduzia o América rumo à manutenção da vantagem - abaixando o bloco no momento defensivo e procurando conservar a posse de bola, com inteligência, no momento ofensivo.

Somente aos 24 minutos, Mancini realizou as primeiras alterações. Lesionado, o lateral-esquerdo João Paulo deu vaga ao lateral-direito Raúl Cáceres, que entrou improvisado. Everaldo também saiu, para a entrada de Matheusinho. Pouco depois, Carlos Alberto e Pedrinho entraram nas vagas de Paulinho Boia e Felipe Azevedo, respectivamente.
As mexidas surtiram efeito. Em contra-ataque muito veloz, Pedrinho acionou Carlos Alberto na esquerda. Com tranquilidade, ele ligou Juninho na entrada da área. O volante demonstrou ótima visão de jogo para acionar Matheusinho com muita liberdade, e o jovem meia-atacante foi frio para ampliar o placar no Estádio Rei Pelé: 2 a 0.
 
Ainda houve tempo para mais. Já aos 44 minutos, em jogada ensaiada de bola parada, Pedrinho soltou uma "bomba" de fora da área e contou com desvio para marcar mais um para o América: 3 a 0. Vaga nas oitavas de final encaminhada para o Coelho na Copa do Brasil. 

CSA 0x3 AMÉRICA

CSA
 
Marcelo Carné; Cedric, Werley, Anderson Martins e Ernandes; Geovane (Bruno Mota), Giva Santos e Gabriel (Igor); Lucas Barcelos (Osvaldo), Didira (Felipe Augusto) e Rodrigo Rodrigues (Bruno Mezenga).
Técnico: Mozart
 
América
 
Jailson; Patric, Germán Conti, Éder e João Paulo (Raúl Cáceres); Zé Ricardo (Flávio), Juninho e Alê; Felipe Azevedo (Pedrinho), Everaldo (Matheusinho) e Paulinho Boia (Carlos Alberto).
Técnico: Vagner Mancini
 
Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Data: terça-feira, 19 de abril de 2022
Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió
 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
 
Gol: Éder, aos 11min do 2°T, Matheusinho, aos 33min do 2°T, e Pedrinho, aos 44min do 2°T (América)
Cartões amarelos: Ernandes, Osvaldo (CSA)


Postagens relacionadas

Publicados por

Expresso Post

Expresso Post

enter image description here ~~~~


Seja bem-vindo(a) ao canal "Expresso Post". Este canal existe para trazer até você notícias e informações sobre o Brasil e o Mundo: Política, economia, esportes, ciência, cultura, educação e outros temas relevantes. Todas as postagens aqui apresentadas são manchetes das mais diversas agências de notícias, do Brasil e do exterior. A Rede Social Oikos não tem a pretensão de direitos autorais ou de qualquer outro crédito ao disponibilizar conteúdo simplificado de notícias sobre o que está acontecendo no Brasil e no Mundo. Tenham todos uma ótima leitura!